Quadcopter

Quadcopter usando um MultiWii – Material

Há já algum tempo que venho adquirindo diversas peças para a montagem de um Quadcopter em X. Seguindo o tutorial da OOZ Labs  fui juntando o  material.

Quadcopter usando um MultiWii - Material
Quadcopter

 

Lista de materiais:

  • Frame – Hobbyking X525 V3 Glass Fiber Quadcopter Frame 600mm
  • Motores – hexTronik DT750 Brushless Outrunner 750kv
  • ESC – Q-Brain 4 x 25A Brushless Quadcopter ESC 2-4S 3A SBEC
  • Flightboard – Crius MultiWii SE v2.5
  • Hélices – Slow Fly Electric Prop 11X4.7SF e Slow Fly Electric Prop 11×4.7SF RH
  • Bateria – Turnigy 2200mAh 3S 25C Lipo Pack
  • Indicador de bateria fraca: 7.4V -11.1V 2S-3S RC Lipo Battery low voltage Alarm Indicator
  • Carregador de bateria: iMAX B6-AC B6AC Lipo NiMH 3S RC Battery Balance Charger
  • Comando e recetor: Flysky FS-T6 V2 2.4GHz 6CH Transmitter For V959 Syma X1 Mode 2
  • Manga termo retrátil
  • Ficha para ligação do QBrain à bateria
  • Bullets para as ligações: 3.5mm 3 wire Bullet-connector
  • Cabo FTDI para programar a flightboard
  • Saco para carregar a bateria
  • Thread Lock
  • Parafusos e porcas de freio para fixar os motores
Quadcopter usando um MultiWii - Material
Frame

Explicação do material:

Frame

Como o nome indica é a estrutura base do quadcopter. Existem vários tipos com diversos tamanhos para os diversos tipos de multicopter e em vários materiais. Esta é em fibra de vidro. Existem, também, em fibra de carbono e plástico.

Motores

Também existem vários tipos com variadas potências. É importante ser um motor Brushless pois, a inexistência de escovas no interior, permite um menor desgaste e menor interferência eletromagnética. Quanto mais potência o motor tiver, maior capacidade de elevação e manobralidade tem, mas o consumo de energia é, também, maior o que vai reduzir  o tempo de voo.

ESC

Electonic Speed Control,  é o dispositivo que controla a velocidade de rotação dos diversos motores. Este modelo permite controlar os quatro motores apenas com um ESC mas existem modelos para controlar cada motor independentemente. A vantagem deste modelo, em relação aos segundos, é ter um custo mais baixo. A desvantagem é que se o controlador interno avariar, é necessário substituir tudo.

Flightboard

Efetua o controlo de voo. Recebe o sinal do comando e dos sensores internos e com estes indica a potência de cada motor. Esta board possui no interior um giroscópio, para identificar a direção do movimento, uma bússola magnética, para a orientação e um barómetro, para a altura. Permite, ainda, ligar um GPS para o posicionamento geográfico e um módulo com tecnologia bluetooth para transmitir telemetria para o operador. A nível de canais do recetor, permite receber seis. Em relação à saída, permite controlar até seis motores e um gimbal (dispositivo para uma câmara que compensa o balanço do quadcopter).

Hélices

a nível de hélices é necessário ter em atenção o sentido de rotação das mesmas. Neste caso, são necessárias duas hélices com sentido de rotação semelhante à dos ponteiros do relógio e duas com sentido inverso.

Bateria

Esta é uma bateria de 11.1v, 3células e 2200mAh de potência. Existem com diversas características. É necessário comparar as especificações da bateria com as especificações de alimentação do QBrain.

Indicador de bateria fraca

Como o próprio nome evidencia serve para indicar a quantidade de carga que a bateria contém. Impede que iniciemos o voo com uma bateria descarregada.

Carregador de bateria

Carrega a bateria. É necessário ter em atenção as especificações da bateria e verificar se o carregador é compatível.

Comando e recetor

Permite controlar o quadcopter. O número de canais mínimo para voar são quatro: throttle, pitch, yaw e roll. Caso o comando possua mais canais podem programar-se ações extra.

Manga termo retráctil

É um tubo de borracha, que, quando exposto ao calor, encolhe ficando do mesmo tamanho dos cabos e/ou fichas. Vai permitir isolar as ligações das fichas do Qbrain e dos motores.

Ficha para ligação do QBrain à bateria

O Qbrain não possui uma ficha que permita ligar-se a um a bateria, pois existem vários tipos de ligação. Para a bateria em causa é necessário uma ficha XT60.

Bullets para as ligações: 3.5mm 3 wire Bullet-connector

Os motores não trazem fichas que permitam ligar-se ao ESC pelo mesmo motivo indicado anteriormente. Para este QBrain são necessárias fichas de 3.5mm

Cabo FTDI para programar a flightboard – permite ligar a flightboard ao computador através de uma ficha USB e programá-la.

Saco para carregar a bateria

As baterias Lipo, como todas as baterias, necessitam de algum cuidado para não explodirem, não se incendiarem, não derramarem, etc. No caso de se incendiarem, é impossível extinguir o incêndio. Este saco é um retardante de fogo que permite controlar a situação e transportar a bateria para um local seguro (por exemplo para dentro de uma lareira ou de um recuperador de calor) até terminar de arder.

Thread Lock

Com as vibrações dos diversos motores, os parafusos têm tendência para se desapertarem. O Thread Lock é um líquido que fixa os parafusos e evita que se desenrosquem. O Thread Lock tem várias versões, sendo as mais comuns a azul e a vermelha. Para este caso usamos a versão azul, pois a versão vermelha fixa definitivamente.

Quadcopter usando um MultiWii - Material
Componentes

Na segunda parte deste tutorial vamos iniciar a montagem.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *